O que são Chakras



O que são chakras?

   Chacras ou xacras, também conhecidos pela grafia chakras são, segundo a filosofia iogue, canais dentro do corpo humano (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas.

   Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circula esta energia. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo.

   Imagine que os chacras são uma lâmpada com uma tomada do lado. Eles tanto indicam a quantidade de energia naquele sistema específico como podem ser usados para recarregar a energia do sistema. Existem muitos canais, mas os principais são sete.



Fonte: Wikipédia



Muladhara
(Chakra Básico - lótus vermelho de quatro pétalas)

Nome em sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte")
Mantra: Vam.
Localização: Base da Espinha.
Cor: Vermelho.
Elemento: Terra.
Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.
Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.
Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.

O primeiro chakra (conhecido como básico ou raiz), situado na base da espinha dorsal, relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chakra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.
Representa o mundo material, a gravidade atraente da matéria, a força que reúne a energia e lhe dá forma, que cria a densidade do mundo físico. Representa o instinto de sobrevivência, a conexão primária à matriz da vida terrestre, onde fica a casa, a paz e a solidez que se encontra no mundo natural. A energia serpentina da Kundalini dorme enroscada em três voltas e meia ao redor deste chakra, mantendo-o junto à matéria. Quando acordada, a Kundalini sobe perfurando e despertado um chakra de cada vez, procurando pela energia de Shiva, que a espera no topo em estado de consciência plena. Para se ter o apropriado suporte para a longa viagem, são necessárias profundas raízes na terra, honrando o templo de seu corpo.


Svadhisthana
(Chakra Sacro - lótus alaranjado de seis pétalas)

Nome em sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer")
Mantra: Lam.
Localização: Abaixo do umbigo.
Cor: Laranja.
Elemento: Água.
Funções: Força e vitalidade física.
Qualidades Positivas: Assimilação de novas idéias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.
Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.

O segundo chakra (também chamado esplênico, sacro ou do baço), é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chakra é estimulado, propicia uma boa captação energética.
Representa a natureza dual da existência, em constante ascensão e fluxo de polaridades. Opostos atraindo-se, movendo-se e flutuando um para o outro. A união primitiva, para fundirem-se juntos para um só ser. Nele chega-se ao fluxo principal da energia da força vital, arrastada pelas correntes da alma, urgida por desejos e aflições. Ao nível do segundo chakra, kundalini serpenteia e de uma só vez, une e divide, criando o eterno yin e yang da existência, girando em um último balanço. É a semente do movimento, sensações, prazer, desejo e emoções. É onde dois corpos se conectam em comunhão erótica. Convertem-se em um abraço elevado, abrindo-se às águas da paixão e seu oceano de bênçãos.


Manipura
(Chacra Umbilical - lótus amarelo de dez pétalas)

Nome em sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias")
Mantra: Ram.
Localização: Zona da barriga.
Cor: Amarelo.
Elemento: Fogo.
Funções: Digestão, emoções e metabolismo.
Qualidades Positivas:

Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação.

Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.

O terceiro chakra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.
A divina faísca de consciência inflama das chamas de nossa vontade para queimar toda resistência, revitalizando todo o corpo. Pulsantes chamas de energia nos animam para despertar em nós o poder, para arder em nós o propósito, para fortalecer nossa vontade, para manter essa chama viva durante todas as tribulações e provas, enquanto queimamos através dos obstáculos, em uma crescente liberdade e poder. Deixe que esta chama torne-se mais intensa, deve-se treinar bem este poder, através de uma prática constante, condensando as energias de dentro, e fora de nós. Não é uma tarefa simples compreender o caótico e acender o fogo da serpente Kundalini, tomando o controle sobre esta energia para depositá-la em nosso ventre e florescer em poder. Este fogo nos sustenta e transporta enquanto queimamos o Ego, e nos dissolvemos na gema brilhante que é a verdadeira fonte de poder neste chakra.


Anahata
(Chakra Cardíaco - lótus verde/rosa de doze pétalas)

Nome em sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado")
Mantra: Yam.
Localização: Coração.
Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor).
Elemento: Ar.
Funções: Energiza o sangue e o corpo físico.
Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.
Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação.

O quarto chakra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.
Subindo para a suavidade e amplitude do céu, a serpente do kundalini se eleva e abre as asas do amor, para abraçar o despertar do espírito divino, o qual anima o coração a abrir-se e voar livre. Expandindo-se no elemento ar a cada respiração, fluímos em direção ao infinito. O interior do ser torna-se claro e imenso. Dançando alegremente com o outro, entramos no mistério do amor e dos relacionamentos, transcendendo o Ego e viajando com os outros para o interior do divino ciclo do coração. Unindo Céu e Terra, masculino e feminino, mente e corpo, em perfeito equilíbrio. O coração é um lugar cômodo, terno, profundo, o lugar da compaixão e união. Uma vez acordado, o coração pulsa com o ritmo da vida, pulsando seu amor em todas nossas relações, em nós mesmos e nos demais, na cultura e no planeta, no humano e no divino. À medida que abrimos nossos corações, conectamos com o coração universal, amanhecendo nas fronteiras da consciência social.


Visuddha
(Chakra Laríngeo - lótus azul claro de dezesseis pétalas)

Nome em sânscrito: VISHUDDA ("O purificador")
Mantra: Ham.
Localização: Na garganta.
Cor: Azul claro.
Elemento: Éter.
Funções: Som, vibração, comunicação.
Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.
Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.

O quinto chakra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.
No círculo etéreo do chakra laríngeo, a kundalini desperta no centro das vibrações interiores, enquanto o som levado pelo ar mediante o fôlego abre nossa expressividade para a música das estrelas. Escutamos o sussurro da voz interior; escutamos o sol que se eleva para fora do coração. A partir do mantra ancestral, ondas de vibração por toda a criação, ressonando, expressando, harmonizando, sincronizando, permitindo a nossas vozes cantar nossas verdades, o coro da vida. De dentro para fora nossa auto-expressão flui em vibrantes ondas, nos levando mais e mais profundamente para a verdade que reside em nosso interior e para a verdade que encontramos no lado de fora, para a essência dentro da vibração, para o som, para a linguagem, comunicação e expressões de criatividade. Transformando música, conhecimento e poesia através do tempo.


Ajña
(Chakra Frontal - lótus azul índigo de duas pétalas)

Nome em sânscrito: AJÑA ("O Centro de comando")
Mantra: Om.
Localização: Na testa, entre as sobrancelhas.
Cor: Azul índigo.
Elemento: Todos os elementos.
Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão.
Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.
Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão

O sexto chakra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.
A kundalini é agora uma vibrante serpente de luz, desenroscando-se no mais profundo de nossa meditação para abrir o sexto chakra, o terceiro olho, o centro de nossa visão, percepção e ao ilimitado mundo da luz. As duas pétalas deste chakra, levam a resolução da dualidade ao único ponto de concentração, o terceiro olho. Este é o chakra da percepção, da imaginação, o lugar do qual se revela a brilhante luz interior. Foque sua consciência neste ponto para descobrir a intuição, para liberar a visão, para se banhar na eterna beleza do mundo interior. À medida que eleva sua consciência, penetra através da ilusão, trazendo a claridade. Enquanto o terceiro olho abre entre os dois olhos físicos, entramos em profunda meditação, revelando a luz interior. Mantenha-se estável entre seus muitos pensamentos e encontre o portal nos mistérios interiores da iluminação, enquanto se descobrem novas formas através dos olhos da mente. Siga estas formas para descobrir e alcançar seus sonhos. Procure orientar sua visão dentro de uma postura tranquila de seu mundo interior.


Sahasrara
(Chakra Coroa – lótus branco/violeta de mil pétalas)

Nome em sânscrito: SAHASRARA ("O Lótus das mil pétalas")
Mantra: Aum.
Localização: No topo da cabeça, bem no centro.
Cor: Violeta e Branco (integração de todas as cores).
Elemento: Todos os elementos.
Funções: Revitaliza o cérebro.
Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.
Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.

O sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.
Uma vez que vimos o atalho, a serpente Kundalini encontra seu caminho, ascendendo pela coluna para perfurar o chakra coronário. Totalmente completa da base a cabeça, o sétimo chakra pode agora florescer como o lótus de mil pétalas, da consciência infinita, que emana do ponto sem dimensões da consciência interior. Essa é a sua consciência, acordada, consciente,inteligente, divina. Sempre desdobrando-se na consciência infinita, a natureza da consciência não tem limites. Aquieta sua mente nas pétalas interiores que se desdobram. Testemunhe as faíscas da iluminação que se desdobram a medida que a Kundalini se encontra com seu companheiro divino Shiva. Aquele que dá vida às estrelas e nos leva além do plano inferior, para viajar no coração do cosmos, para a própria inteligência da criação, o reino da mente divina, a consciência universal que é a fonte de tudo.


Awen!!!
Ágata Codací Shaiene
Hametts

Nenhum comentário:

Postar um comentário